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800 508 800
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Ligação do Gás Natural

Para solicitar a ligação de gás natural num local de consumo que já possua Código Universal de Instalação (CUI) e onde já existiu um fornecimento anterior, é necessário, primeiro que tudo, confirmar se a instalação se encontra ligada à rede de distribuição de gás natural. Posteriormente, o Cliente tem de celebrar um contrato de fornecimento de gás com um Comercializador.

Após a celebração do contrato de gás e o agendamento da ligação, o comercializador informa o Operador da Rede de Distribuição (ORD) para o dia e hora acordado com o cliente.

Para o dia de ligação, o comercializador deve alertar o cliente para reunir as seguintes condições:

  • Garantir que o próprio Cliente ou um seu representante estará presente no período combinado para acompanhar a ligação de gás;
  • Garantir que os aparelhos a gás instalados se encontram ligados à instalação, estão preparados para gás natural e se encontram em condições para funcionamento;
  • Garantir que existe água e luz disponíveis, para que se possam efetuar os testes necessários à verificação do funcionamento dos aparelhos;
  • Assegurar a presença de uma entidade inspetora, contratada pelo Cliente, para realizar a inspeção de gás prevista na legislação sempre que é celebrado um novo contrato de fornecimento de gás.

Para garantir a ligação de gás, é importante que o comercializador informe o seu cliente de que tem de contratar e providenciar a presença no ato da ligação de uma entidade inspetora reconhecida pela Direção Geral de Energia e Geologia para a realização da inspeção à instalação de gás e ao funcionamento dos aparelhos.

O fornecimento de gás só poderá ser iniciado após aprovação da inspeção. O certificado de inspeção terá de ser entregue ao ORD.

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