Emergências
Beiragás
800 508 800
+
Dianagás
800 020 039
+
Duriensegás
800 209 999
+
Lisboagás
800 201 722
+
Lusitaniagás
800 200 157
+
Medigás
800 500 063
+
Paxgás
800 020 041
+
Setgás
800 273 030
+
Saiba mais

Obras na Via Pública

Comportamentos de segurança - instalações na via pública

A Distribuição de Gás Natural possui milhares de km de redes de distribuição e ramais de ligação a imóveis instalados em arruamentos e passeios em muitas das principais malhas urbanas e industriais do País.
Quando um cliente ou uma empresa (ao serviço de outras entidades) efetua trabalhos na via pública, tem de cumprir um conjunto de requisitos de segurança acrescidos sempre que a zona a intervencionar possua infraestruturas de gás natural.

Para o efeito, e antes de iniciarem os trabalhos, deverão contactar o Operador de Rede de Distribuição, que estará disponível para facultar informação sobre a localização das infraestruturas e acompanhar os trabalhos sempre que ocorram junto às mesmas.

O não cumprimento destes procedimentos pode originar riscos que colocam em causa a integridade das infraestruturas de gás e consequentemente a segurança de pessoas e bens.

Qualquer pessoa que testemunhe a execução de trabalhos no subsolo junto a uma infraestrutura de gás sem o acompanhamento dos técnicos do operador deve comunicar de imediato a situação ao ORD.

O não cumprimento destas regras de segurança pode levar a acidentes graves da responsabilidade dos intervenientes e que podem originar os seguintes riscos:  

Esquema

Para evitar acidentes e saber como atuar em situações de emergência nas infraestruturas de gás existentes no subsolo, é imperativo seguir as recomendações da Distribuição.

Perguntas frequentes

Onde posso encontrar o número de emergência da minha operadora da rede de Distribuição?

O numero de emergência encontra-se no autocolante ou placa afixados na caixa de contador. O Cliente pode também consultar o número de emergência do Operador de Rede de Distribuição, ou em alternativa consultar a fatura de gás do seu Comercializador, que por norma refere o contacto de piquete do seu ORD para efeitos de emergência ou atendimento técnico. 

Que medidas de segurança existem na operação das redes ?

Para garantir a segurança, efetuamos uma monitorização e vigilância permanente de toda a rede de distribuição em serviço, bem como de todos os seus parâmetros de funcionamento. Efetuamos com particular relevância um acompanhamento às situações relacionadas com obras de terceiros em locais próximos das infraestruturas de gás, acautelando desta forma eventuais danos nas infraestruturas de gás.

 

Em complemento, possuímos um sistema de emergência e piquete, constituído por equipas especializadas para atuarem e prevenirem as situações de acidente no mais curto espaço de tempo e ao mais pequeno sinal de alarme – cheiro a gás, monitorização de pressões e pontos críticos da rede.

Em caso de algum tipo de obra na minha rua, como poderei acautelar a minha segurança e a dos meus vizinhos, no que se refere ao gás?

  • Ligando para a Linha de Atendimento do Operador de Rede de Distribuição a informar da existência de obras na rua.
  • Inquirindo o responsável pelos trabalhos se possui informação sobre a existência de infraestruturas de gás no local.
  • Em caso negativo, procurar saber junto da empresa que está a efetuar os trabalhos se foram tomadas as precauções necessárias. Ligar para a Linha de Atendimento da empresa, informando-a sobre a situação.
Operadores GN