Emergências
Beiragás
800 508 800
+
Dianagás
800 020 039
+
Duriensegás
800 209 999
+
Lisboagás
800 201 722
+
Lusitaniagás
800 200 157
+
Medigás
800 500 063
+
Paxgás
800 020 041
+
Setgás
800 273 030
+
Saiba mais

Apoio a profissionais

A Distribuição de Gás Natural tem uma equipa que está sempre pronta para apoiar e esclarecer os projetistas, os técnicos, as empresas instaladoras, os empreiteiros de construção civil, os empreendedores imobiliários e todas as entidades que de alguma forma se relacionem com as infraestruturas de gás ou operem ao nível do subsolo.

Registe-se Já
Este apoio, que prestamos aos profissionais pode incidir sobre as atividades relacionadas com infraestruturas de gás em imóveis, urbanizações ou outros trabalhos executados ao nível do subsolo, que possam interferir com as redes e os ramais de gás natural.

 

Construção e ligação de imóveis a gás natural

Estamos prontos para o apoiar nas etapas de projecto, construção de rede de gás e ligação dos imóveis. Este acompanhamento desde o início poderá ajudar os profissionais a tornar o processo de ligação do gás natural mais fácil, rápido e seguro.

Para o efeito, damos o seguinte apoio:

  • Indicação das condições de abastecimento a utilizar nas redes interior para gás natural; 
  • Aconselhamento sobre as especificações dos equipamentos e acessórios que devem ser considerados em projecto; 
  • Determinação do local para a execução do ramal a ligar à Caixa de Corte Geral, nas situações de imóveis que se encontrem sobre a rede de gás;
  • Informação sobre a existência de rede de distribuição no local e viabilidade de ligação à mesma;
  • Análise e esclarecimento sobre o processo de acesso à rede nos casos em que não existe rede de distribuição no local previsto para a ligação

Construção e ligação de redes de urbanizações

O acompanhamento da Distribuição de Gás Natural aos projetos de urbanizações a construir nas áreas concessionadas nas zonas mais próximas das redes de distribuição em serviço constitui uma mais-valia que os profissionais podem utilizar para garantir que essas urbanizações ficam aptas para o abastecimento com gás natural. 

Para o efeito, temos disponíveis as seguintes atividades de apoio:

  • Divulgação de Critérios de Dimensionamento 
  • Indicação das pressões de Distribuição 
  • Definição do ponto de ligação à rede de Distribuição
  • Disponibilização de especificações técnicas, para soluções de construção, materiais a acessórios a utilizar
  • Apoio aos projetistas na análise de projetos de urbanizações quanto à viabilidade das soluções propostas para a ligação ao gás natural
  • Existindo viabilidade de ligação, celebração de acordos para o acompanhamento na construção das redes de distribuição de gás das urbanizações
  • Nos casos de urbanizações onde seja possível efetuar um acordo de acompanhamento, disponibilizamos apoio à instrução do processo de Licenciamento junto das autoridades competentes.
  • Na fase inicial da construção e mediante uma análise prévia de viabilidade, o ORD pode disponibilizar os serviços de uma entidade inspetora para acompanhar e inspecionar a construção da rede de distribuição de gás a executar na urbanização.
  • Apoiar, nos casos em que não existe no local rede de distribuição de gás natural, a instrução do processo de acesso à rede.

Apoio a entidades e profissionais que operam no subsolo

As intervenções a realizar no subsolo deve ser objecto de contacto prévio com a entidade gestora do domínio público. No caso dessas intervenções implicarem atividades junto às infraestruturas de gás, recomendamos que os Profissionais tomem as devidas medidas de segurança adequadas, contactando previamente a Distribuição de Gás Natural, solicitando os elementos necessários para a clara identificação das infraestruturas de gás e, quando estas existam, o respetivo pedido de acompanhamento técnico.
Desta forma os profissionais, salvaguardam o bom funcionamento das infraestruturas sem por em causa a continuidade do serviço de distribuição de gás natural e a segurança de pessoas e bens.

Para esse efeito disponibilizamos:

  • Fornecimento de cadastro para uma fácil localização das infraestruturas de Gás Natural no subsolo;
  • Acompanhamento técnico para identificação das infraestruturas de gás no local durante a intervenção realizada pelos profissionais no subsolo;
  • Um serviço de análise de viabilidade técnica sobre pedidos de desvio ou alteração das infraestruturas de gás existentes no subsolo, sua orçamentação e execução nos casos aplicáveis.

Perguntas frequentes

Quem são os intervenientes no mercado da distribuição de GN em Portugal?

O mercado de gás natural, possuir vários intervenientes que asseguram as diferentes atividades do funcionamento do sistema nacional de gás natural. Simplificando e considerando os intervenientes que mais se relacionam com o cliente final, podemos destacar:

  • O Operador de Rede de Distribuição (ORD) – Efetua a operação das infraestruturas de distribuição e gere os pontos de consumo em serviço com gás natural. Atua em mercado regulado, associado a uma determinada área de concessão.
  • Os Comercializadores (COM) - Atuam em regime de mercado e são responsáveis pela compra e posterior venda de gás ao cliente final. Sempre que Cliente pretende ser abastecido com gás natural, têm de escolher e contratar o fornecimento de gás com uma Empresa Comercializadora.
  • Entidade Reguladora do Sistema Energético (ERSE) - É a entidade que gere e regula todo o mercado de Gás Natural, determinando as suas condições de funcionamento e os critérios aplicáveis a cada um dos serviços a efetuar pelos diferentes agentes de mercado.
  • O Operador de Rede de Transporte (ORT) - Atua na gestão dos gasodutos e no transporte do gás natural ao longo do território nacional.
Gestor Global de Mudança de Comercializador (GPMC) - É um sistema que assegura a gestão integral de todos os dados inerentes aos pontos de consumo em serviço bem como a informação resultante das diferentes interações dos agentes de mercado com os pontos de consumos, onde se destaca com particular ênfase a atividade de mudança de comercializador. 

Como entrar em contacto com a distribuição?

O Cliente pode entrar em contacto com o Operador de Rede de Distribuição, através dos contactos telefónicos ou das lojas de atendimento, ou diretamente através da página do Portal.

Onde termina a rede de distribuição pública e começa a instalação do cliente?

A delimitação de propriedade entre a rede de distribuição de gás e a rede do cliente (instalação individual ou colectiva) é feita através da válvula de seccionamento, ou válvula de corte geral.  Esta válvula está normalmente instalada junto ao edifício (na via pública, ou no limite de propriedade), e considera-se a partir desse ponto o fim da rede de distribuição pública e o início da instalação interior do cliente.

Operadores GN