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Falta de gás

A falta de gás, quando ocorre, pode estar associada às válvulas de corte de gás aos aparelhos (por estarem fechadas), a um problema técnico na instalação (rearme do redutor), a uma ordem de interrupção de fornecimento, ou simplesmente decorrer de uma indisponibilidade de serviço de abastecimento de gás na rede pública. Em alguns destes casos, é possível ao Cliente atuar para tentar resolver o problema, enquanto que outras situações requerem uma intervenção técnica do ORD.

Teste de válvulas 

Expomos um conjunto de procedimentos que podem permitir, em algumas situações de falta de gás, repor o seu abastecimento.

1 - Verificar se a válvula de corte de gás ao aparelho, que se encontra normalmente na parede próxima do fogão/placa e/ou esquentador, se encontra na posição correta (aberta).

2 - Caso ainda não tenha gás, pode dirigir-se ao contador e verificar se existe algum selo colocado na válvula de corte de gás. Não se esqueça de identificar bem o contador que pertence à sua fracção. Em caso de dúvida, basta consultar o número do contador indicado na sua fatura.

  • Selo vermelho: impedimento técnico – ligue ao seu Operador de Rede Distribuição
  • Selo amarelo: impedimento por ordem do Comercializador – ligue ao seu Comercializador
3 – Caso não tenha nenhum destes selos (amarelo ou vermelho), pode efetuar o seguinte procedimento:

  • Verificar se a válvula do contador está na posição correta (aberta)
  • Confirmar que as válvulas dos aparelhos a gás estão fechadas
  • Aguardar sensivelmente 10 minutos
  • Abrir lentamente apenas a válvula do fogão ou placa
  • Acender o maior queimador do aparelho de gás (fogão ou placa)
  • Aguardar que a chama fique estável e só depois, abrir as válvulas dos restantes aparelhos a gás

Caso se mantenha a falta de gás deve contactar o seu Operador de Rede de Distribuição.

Rearme de redutor manual 

No caso de redutores de rearme manual, a falta de gás pode dever-se ao facto do redutor não estar a funcionar.
Para efectuar o rearmar do redutor é necessário acionar o manipulo ou botão existente no corpo do redutor.  

Saiba mais, conhecendo o nosso vídeo demonstrativo

Após o rearme, caso se mantenha a falta de gás deve contactar o seu Operador de Rede de Distribuição.

Falta de Gás

Numa instalação de gás natural em serviço, a falta de gás pode estar associada a fatores como as válvulas de secionamento não estarem abertas, ou o redutor de fogo não estar rearmado. Deve também verificar que não ocorreu o corte de gás à sua instalação, verificando o selo de segurança que está na caixa do contador.

Saiba mais conhecendo o nosso vídeo demostrativo sobre o tema falta de gás natural

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