Emergências
Beiragás
800 508 800
+
Dianagás
800 020 039
+
Duriensegás
800 209 999
+
Lisboagás
800 201 722
+
Lusitaniagás
800 200 157
+
Medigás
800 500 063
+
Paxgás
800 020 041
+
Setgás
800 273 030
+
Saiba mais

Posso ter gás natural?

O abastecimento de gás natural é efetuado através de um conjunto de infraestruturas que o transportam ao longo do território nacional até cada ponto de consumo, permitindo abastecer casas, comércios e indústrias.
Essas infraestruturas compreendem: a rede de distribuição, o ramal de ligação e a rede interior de gás natural do Cliente.
Só com estes requisitos será possível reunir as restantes condições necessárias para poder ter gás natural.

Pedir acesso à Rede

Rede de distribuição

Apesar da rede pública de distribuição de gás natural já estar muito difundida nas principais áreas urbanas e industriais, o cliente necessita de confirmar a existência e disponibilidade da mesma junto às instalações a abastecer.

É por isso necessário, primeiro que tudo, confirmar que a sua residência / estabelecimento se encontra sob a Rede de Distribuição de Gás Natural.

 

O Cliente pode seleccionar o mapa seguinte para conhecer a localização da rede de gás natural nas áreas geográficas de atuação dos ORD geridos pela Galp Gás Natural Distribuição, S.A.

Pesquise utilizando a morada ou navegue no mapa através das ferramentas de zoom.

ATENÇÃO! A informação obtida é indicativa e não dispensa a consulta do Operador de Rede de Distribuição da sua zona. A existência de rede na zona não é garantia de abastecimento.

Ramal

Após verificar que a sua zona tem Rede de Distribuição de Gás Natural, é necessária a confirmação da construção do ramal, que consiste num troço de rede que liga o imóvel fisicamente à rede de distribuição. No caso de constatar que o seu local de consumo não se encontra sobre a rede de gás natural, ou não tem ramal de abastecimento, deverá consultar as condições de acesso à rede.

Rede Interior de Gás Natural

A instalação de utilização de gás natural consiste numa infraestrutura, que é do Cliente, cuja função é transportar o gás desde a entrada do imóvel até aos aparelhos gasodomésticos. É outro requisito indispensável e sem o qual não é possível o abastecimento de gás.

Perguntas frequentes

Quais os requisitos para ser abastecido por gás natural?

Resumidamente e de uma forma genérica,  é necessário reunir as seguinte condições:

  • Existir rede pública de distribuição de gás natural junto ao local de consumo;
  • Ter um ramal de ligação ao imóvel;
  • O imóvel ter rede interna preparada para gás natural e certificada por uma entidade inspetora;
  • Já ter sido atribuído pelo ORD, um código universal de instalação (CUI) ao seu local de consumo;
  • O Cliente contratar o fornecimento de gás, com uma Empresa Comercializadora à sua escolha.
Reunidos os pressupostos anteriores, a Operadora de Rede de Distribuição da área geográfica do cliente efetua a montagem do contador e a abertura de gás no dia e hora em que o cliente agendou com a sua Comercializadora.

O que fazer para solicitar a ligação à rede de Distribuição de Gás Natural?

Se o seu imóvel estiver localizado sobre a rede pública de distribuição e já tiver a rede interior preparada para receber o gás natural, o Cliente deve contactar o Operador da Rede de Distribuição (ORD) da sua área de residência, para solicitar a ligação do ramal.

No caso de não existir rede de distribuição junto ao imóvel, terá de ser avaliada a situação pelo ORD quanto à viabilidade de execução de rede de distribuição e do ramal de ligação, nomeadamente a aplicação dos conceitos de acesso à rede previstos nos regulamentos da entidade reguladora – ERSE. Havendo viabilidade para a execução da rede de gás e do ramal, estas infraestruturas podem estar sujeitas a encargos a suportar pelo requisitante, previstos nos regulamentos. 

Como é que o gás é transportado até minha casa?

O Gás Natural é transportado em gasodutos ao longo do Pais e distribuído através de redes e ramais instalados nos arruamentos nos diferentes concelhos das áreas de concessão. Havendo rede de distribuição disponível, a ligação às casas é efetuada através de ramais. Quando há viabilidade, estes são executados pelos ORD´s sempre que o cliente solicita o acesso à rede de distribuição e tenha instalado em sua casa uma rede interior de gás (preparada para receber o Gás Natural).

O gás pode ser transportado na fase líquida ou fase gasosa. A distribuição e o fornecimento ao Cliente são sempre efetuados na fase gasosa, com o gás já odorizado para garantir uma maior segurança na sua utilização.

Gostaria de ter gás natural na minha habitação. O que fazer?

Se o prédio já tem rede interior e está abastecido com gás natural, contacte um Comercializador livre.

Se o seu imóvel não estiver ligado à rede de Distribuição de Gás Natural, deve preencher o formulário que se encontra no site ou em balcões de atendimento.

 

Este formulário deve ser preenchido e enviado, juntamente com uma planta de localização, para:

 

PEDIDOS DE LIGAÇÃO À REDE - APARTADO 4070 

EC São Domingos de Benfica (Lisboa)

1501-001 Lisboa

 

Ou através do seguinte endereço da área de Gestão de Acesso à Rede:


            e-mail:  acesso.rede@galpenergia.com 

Onde termina a rede de distribuição pública e começa a instalação do cliente?

A delimitação de propriedade entre a rede de distribuição de gás e a rede do cliente (instalação individual ou colectiva) é feita através da válvula de seccionamento, ou válvula de corte geral.  Esta válvula está normalmente instalada junto ao edifício (na via pública, ou no limite de propriedade), e considera-se a partir desse ponto o fim da rede de distribuição pública e o início da instalação interior do cliente.

Operadores GN