Emergências
Beiragás
800 508 800
+
Dianagás
800 020 039
+
Duriensegás
800 209 999
+
Lisboagás
800 201 722
+
Lusitaniagás
800 200 157
+
Medigás
800 500 063
+
Paxgás
800 020 041
+
Setgás
800 273 030
+
Saiba mais

Eficiência Energética

A utilização racional do Gás Natural traduz-se numa maior eficiência energética comparativamente à utilização de outras fontes de energia convencionais. A queima do gás natural é mais limpa (libertando menos dióxido de carbono) logo, mais eficiente em relação aos restantes combustíveis fósseis.

Como se trata de um recurso disponibilizado pela natureza, é usado praticamente no seu estado natural, não sofrendo grandes transformações industriais no seu processo produtivo ou de transporte até à utilização final. Isto resulta em menos emissões poluentes e a uma maior poupança de energia e recursos na distribuição deste combustível.

A eficiência da utilização do Gás Natural pode ser potenciada através de práticas e soluções adotadas pelo Cliente, que proporcionarão uma redução do consumo energético.

Como usar o Gás Natural de forma mais eficiente

Menor consumo

  • Consegue diminuir o consumo de gás natural caso opte pelas torneiras termostáticas, que garantem um melhor controlo na temperatura da água, evitando desperdícios;
  • A utilização de acessórios redutores de caudal nas principais torneiras de água quente permite reduzir a quantidade de água em cada utilização. Desta forma, ao poupar no consumo de água quente, também se poupa no consumo de gás;
  • Antes de utilizar torneiras do tipo mono-comando, verifique sempre qual a posição do manípulo de modo a assegurar que não abre a água quente desnecessariamente.

 

Otimização

  • Sempre que utiliza o fogão, a escolha do bico de gás deve ter em conta a utilização pretendida e o diâmetro da base do recipiente que se vai utilizar. Desta forma, otimiza-se o aquecimento do conteúdo do recipiente em tempo e em energia;
  • É sempre importante arejar a sua casa. Em todo o caso, sempre que esteja a utilizar o sistema de aquecimento ambiente, deve ter em conta que tal prática pode interferir no funcionamento do aquecimento e na temperatura de conforto, o que leva a um aumento do consumo de gás.
  • Sempre que utiliza um sistema de aquecimento ambiente, certifique-se de que as portas e janelas se encontram em bom estado de conservação e são corretamente utilizadas (não ficando abertas desnecessariamente), de modo a não se perder para o exterior o calor gerado pelo sistema de aquecimento.
  • Mantenha os aparelhos de aquecimento ambiente sob controlo: vigie as temperaturas máximas de funcionamento e tempo de utilização, de modo a não consumirem mais energia do que a inicialmente pretendida.

 

Mais eficiência

  • Invista no isolamento da sua habitação e em equipamentos que ajudam a controlar a temperatura de modo a assegurar o conforto desejado e um menor consumo de energia no aquecimento ambiente de sua casa. 
  • Por terem um melhor rendimento, as caldeiras de condensação (equipamentos que aproveitam o calor latente da combustão) asseguram um menor consumo de gás para a mesma quantidade de energia térmica produzida (água quente ou aquecimento ambiente).

 

Operadores GN