Emergências
Beiragás
800 508 800
+
Dianagás
800 020 039
+
Duriensegás
800 209 999
+
Lisboagás
800 201 722
+
Lusitaniagás
800 200 157
+
Medigás
800 500 063
+
Paxgás
800 020 041
+
Setgás
800 273 030
+
Saiba mais

Equipamentos de medida

O equipamento de medição do consumo de gás, designado por contador ou cadeia de medida (contador + PTZ + sistema teleleitura) é, de acordo com a legislação vigente, um equipamento de propriedade da Operador de Rede de Distribuição.

Nos casos em que é definida, para efeitos de medição do gás a solução de uma cadeia de medida, esta é composta normalmente pelos seguintes equipamentos:

  • Contador
  • PTZ (equipamento de correção de volume em função da pressão e temperatura de serviço)
  • Equipamento de Teleleitura
  • Sonda de pressão
  • Sonda de temperatura

Cadeia de medida

Compete ao ORDa instalação de um equipamento de medida com os requisitos técnicos necessários para garantir a efetiva contagem do gás consumido, dentro dos parâmetros de segurança e fiabilidade definidos nos regulamentos e demais legislação aplicável. 

Em função dos consumos, caudais e das pressões de abastecimento, os sistemas de medida e a sua tipologia diferem de cliente para cliente. Por este facto, os Postos de Regulação e Medida (PRM) existentes nas instalações dos clientes têm de garantir os requisitos técnicos necessários à correta montagem dos contadores ou cadeias de medida. Por este facto, é importante que o projecto de dimensionamento dos PRM tenha sempre em conta os requisitos do ORD sobre os equipamentos de medida que em cada caso o ORD irá utilizar.

O contador ou cadeia de medida será instalado pelo ORD no PRM do Cliente. A instalação será efectuada no dia e hora previstos para a ligação do gás ao Cliente, de acordo a indicação que o ORDvenha a receber da parte da Comercializadora com quem o Cliente contratou o fornecimento de Gás Natural.  

Em função do caudal e do consumo previsto, para além do contador, o ORD poderá ter de instalar um sistema de teleleitura em conjunto com o contador, sempre que o consumo seja igual ou superior a 100.000 (n)m3/ano. Este equipamento permitirá a realização da leitura diária, requisito indispensável para os clientes que venham a optar por tarifa diária.

Compete ao ORD a escolha do tipo e classe de contador / cadeia de medida a instalar em cada ponto de consumo, bem como a manutenção deste equipamento. Compete ao Cliente garantir a guarda deste equipamento e sempre que necessário permitir o livre acesso ao ORD ou a outras entidades / pessoas em sua representação. 

Operadores GN