Emergências
Beiragás
800 508 800
+
Dianagás
800 020 039
+
Duriensegás
800 209 999
+
Lisboagás
800 201 722
+
Lusitaniagás
800 200 157
+
Medigás
800 500 063
+
Paxgás
800 020 041
+
Setgás
800 273 030
+
Saiba mais

Características técnicas das instalações de gás

Redes Interiores de Gás Natural

De acordo com a legislação em vigor, a instalação de gás dos locais de consumo, é propriedade dos seus clientes. Compete assim aos Clientes a construção destas redes interiores de gás natural bem como prever a existência de todos os seus equipamentos e  acessórios, nomeadamente o Posto de Regulação e Medida (PRM), à exceção do contador que será fornecido e de propriedade da Operador de Rede de Distribuição (ORD).
A instalação de Gás tem de ser projectada por um Projetista de redes de gás e executada por uma empresa instaladora credenciada. Para além do cumprimento da legislação aplicável o Projetista e a empresa instaladora contratados pelo Cliente devem consultar o ORD de modo a antecipadamente tomarem conhecimento dos requisitos técnicos e processuais que terão de ser cumpridos para garantir a conformidade da rede interior para gás natural.
As alterações que o cliente pretenda efetuar às instalações de gás em serviço, devem ser dadas a conhecer previamente ao ORD, através de projecto. A sua execução tem de ser realizada por empresas instaladoras credenciadas. A validação da conformidade técnica a realizar no final dos trabalhos têm de ser efetuada por entidade inspetora.

PRM – Posto de Regulação e Medida

O PRM é parte integrante da instalação de gás do Cliente. É essencialmente constituído por um armário que alberga válvulas de seccionamento e de corte geral, grupo de filtragem (quando aplicável) e equipamento de regulação e contagem. O equipamento de contagem e tele-leitura (quando aplicável,) são fornecidos e da propriedade do Operador de Rede de Distribuição.

A Localização deste equipamento deve, tanto quanto possível, ficar localizada no limite de propriedade e na proximidade da entrada principal das instalações do Cliente. É importante assegurar em articulação com o ORD a melhor localização possível deste equipamento para efeitos de:  

  • Ligação futura do ramal de abastecimento;
  • Acesso a intervenções de emergência;
  • Realização do serviço de leituras;
  • Manutenção, controlo e guarda do equipamento.

Pressões de Abastecimento

Redes de distribuição

O valor da pressão de abastecimento no ponto de ligação à instalação do Cliente varia em função do tipo de rede de distribuição existente:

  • Rede em BP (Baixa pressão);  Pmin.= 0,5 bar; Pmax. = 4 bar
  • Rede em MP (Média pressão); Pmin.= 4,0 bar; Pmax.=20 bar

O Operador de Rede de Distribuição (ORD) garantirá um valor mínimo de pressão de serviço na válvula de corte geral do Cliente. Pontualmente em determinadas zonas, as pressões mínimas de abastecimento podem ser ligeiramente diferentes, pelo que, para efeitos de critério de projecto, aconselhamos a consulta do ORD relativamente a:

  • Disponibilidade de rede de distribuição junto ao ponto de ligação;
  • Tipo de rede de distribuição existente para efectuar a ligação (BP ou MP);
  • Qual o valor mínimo de pressão garantido.

Redes Interiores de Utilização de Gás Natural

As pressões de serviço nas redes interiores do Cliente devem respeitar os seguintes critérios de funcionamento:

  • 0,3 bar para as instalações ligadas à rede de distribuição de BP;  
  • 1,5 bar para as instalações ligadas às redes de distribuição de MP;

Qualquer outro tipo de pressão de utilização só pode ser usado com prévio conhecimento e aprovação do ORD .

Para o dimensionamento das redes interiores e nos casos aplicáveis, o projetista terá de seguir o estipulado na legislação e garantir em simultâneo que os critérios de pressão e outros requisitos fornecidos pelo ORD são tidos em conta no projecto da rede interior de gás. Para estes casos, e desde que garantida a previa planificação, o ORD disponibiliza todo o acompanhamento necessário de modo a garantir a melhor solução de ligação e abastecimento às redes de utilização dos Clientes. 

Operadores GN