Emergências
Beiragás
800 508 800
+
Dianagás
800 020 039
+
Duriensegás
800 209 999
+
Lisboagás
800 201 722
+
Lusitaniagás
800 200 157
+
Medigás
800 500 063
+
Paxgás
800 020 041
+
Setgás
800 273 030
+
Saiba mais

Rede interior de gás natural

A rede interior de gás, tem como principal função transportar o gás natural deste a entrada das instalações do Cliente (PRM - Posto de Regulação e Medida) até aos aparelhos de queima. É uma infraestrutura indispensável e sem a qual não é possível o abastecimento de gás natural.

De acordo com a legislação em vigor, a instalação de gás dos locais de consumo é propriedade dos seus clientes. Compete assim aos Clientes a construção destas instalações bem como prever a existência de todos os seus equipamentos e acessórios, nomeadamente o PRM, à excepção da cadeia de media que é propriedade da  ORD.

A instalação interior de gás tem de ser definida por um projetista de redes de gás e executada por uma empresa instaladora credenciada. Para além do cumprimento da legislação aplicável o projetista e a empresa instaladora ao serviço do Cliente devem consultar a ORD de modo a tomarem conhecimento prévio dos requisitos técnicos e processuais inerentes ao abastecimento de gás natural.

As alterações, ampliações ou outo tipo de intervenções que o cliente pretenda efetuar nas suas instalações de gás em serviço, que originem mudanças nas condições técnicas de abastecimento, devem ser dadas a conhecer previamente à ORD.

A execução das alterações, ampliações ou reparações nas redes interiores de gás tem de ser realizada por empresas instaladoras credenciadas. A validação da conformidade técnica a realizar no final dos trabalhos têm de ser efetuada por entidade inspetora, que em caso de aprovação dos ensaios emitirá um certificado de inspeção.

Perguntas frequentes

Onde termina a rede de distribuição pública e começa a instalação do cliente?

A delimitação de propriedade entre a rede de distribuição de gás e a rede do cliente (instalação individual ou colectiva) é feita através da válvula de seccionamento, ou válvula de corte geral.  Esta válvula está normalmente instalada junto ao edifício (na via pública, ou no limite de propriedade), e considera-se a partir desse ponto o fim da rede de distribuição pública e o início da instalação interior do cliente.

Como obter informações para instalação de uma rede de gás natural em minha casa?

O Cliente pode obter informações gerais sobre redes interiores de gás natural contactando o seu Operador de Rede de Distribuição.

Em todo o caso, convém ter em conta que a execução deste tipo de infraestruturas é efetuada por empresas instaladoras credenciadas. Nesse sentido, aconselhamos o Cliente a contactar uma dessas empresas para obter informações precisas sobre a construção da rede e o custo associado.

Para saber mais, consulte a nossa informação sobre redes interiores de gás natural.
Operadores GN